Tratamentos
Ser fisioterapeuta é aplicar o tratamento que condiz com terapia provendo a cura através do amor!
Fisioterapia Ortopédica - Reabilitação
Atua no tratamento e prevenção de doenças e lesões, nascença de fraturas, má-formação ou vícios posturais.
A fisioterapia traumato-ortopédica diagnóstica, acompanha, previne e trata as disfunções musculoesqueléticas, que podem ser causadas por lesões, traumatismo ou doenças ortopédicas. Essas ações e intervenções resultam em mais qualidade nas atividades diárias e específicas (como subir escadas e praticar esportes).
É indispensável buscar um profissional capacitado e especializado, pois isso será um fator decisivo para obter um bom tratamento. A importância da fisioterapia para a qualidade de vida não deixa dúvidas.
Oferecemos também, além do atendimento clínico presencial, o acompanhamento à distância (online), através de uma plataforma completa de prescrição de exercícios, fazendo com que a execução dos movimentos sejam realizados de forma mais segura e tranquila para o paciente, seguindo com uma evolução adequada no tratamento para cada caso clínico.
- Alivia ou elimina as dores;
- Recupera a eficiência dos movimentos;
- Trata a causa do problema e não apenas os sintomas;
- Recupera a funcionalidade das estruturas articulares;
- Recupera a força e a resistência muscular;
- Recupera a agilidade e a flexibilidade;
- Recuperar a postura corporal;
- Proporcionar condicionamento físico;
- Melhora a qualidade do sono;
- Reduz o uso de medicamentos.
Cabe ao profissional avaliar cada caso. Alguns problemas que podemos intervir:
- Problemas sistêmicos
- Labirintite
- Cardiopatia
- Infecções
- Hipertensão Arterial
Você sabia que não precisa de encaminhamento médico para fazer fisioterapia?!
O fisioterapeuta é um profissional de primeiro contato, com a atividade privativa e exclusiva (Decreto Lei 936/1969), fazendo parte da equipe multidisciplinar na saúde!
Isso significa que você não precisa passar por uma consulta médica para procurar um atendimento fisioterapêutico.
Sendo assim, procuramos um fisioterapeuta quando apresentamos dificuldades em desempenhar suas atividades de vida diárias, causadas por alguma limitação de dor, fraqueza, edemas, pós-traumas, entre outros. No entanto, o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar (fisioterapeuta, médico, nutricionista, educador físico, entre outros) é de extrema importância para uma abordagem integral do paciente.
Quiropraxia
Tem como principal objetivo restaurar as propriedades biomecânicas por meio de ajustes específicos, realizados pelo Quiropraxista que visam buscar a sintonia perfeita entre a coluna vertebral e nosso sistema nervoso.
A quiropraxia é uma especialidade da área de saúde que se dedica ao diagnóstico e tratamento de doenças, distúrbios e disfunção neuro-músculo-esqueléticas.
Na primeira consulta o Quiropraxista fará uma avaliação no paciente, para que sejam identificados os pontos de origem da dor, sendo um exame amplo e preciso e assim determinar o melhor técnico a ser utilizado no tratamento. Após os ajustes, fazemos um relaxamento e uma liberação muscular, com algumas técnicas associadas, para o melhor bem estar físico e mental do paciente.
A Quiropraxia é muito resolutiva, pois ocupa os espaços entre as articulações, dando uma maior mobilidade e alinhamento para uma coluna.Os ajustes na Quiropraxia são manobras rápidas e indolores, podendo gerar um estalido, feito em um segmento específico da coluna, de maneira segura para cada caso avaliado.
Pode atuar em diversos problemas como: hérnia de disco, pinçamento do nervo ciático, dores de cabeça e enxaqueca, escoliose, e outros desvios posturais, desconforto muscular, dores articulares, entre outros.
- Ajuda a aliviar dores de cabeça;
- Diminui as dores no pescoço e nas costas;
- Melhorar sua qualidade de vida, proporcionando um aumento na produtividade e disposição;
- Reduz o estresse;
- Alívio das dores comprovadas de má postura;
- Diminuição das dores musculares;
- Auxilia nas dores crônicas;
- Melhora a imunidade;
- Reduz o uso de medicamentos;
- Proporciona uma melhor qualidade do sono.
Cabe ao profissional avaliar cada pessoa. No entanto, algumas patologias específicas que são sensíveis ao toque e que agravam com o tatear, são contra-indicadas, assim como algumas outras doenças. São elas:
- Tuberculose óssea;
- Osteoporose;
- Artéria calcificada;
- Doenças na pele;
- Queimaduras;
- Fraturas;
- Psicoses;
- Rupturas dos ligamentos;
- Tratamento pós cirúrgico com próteses;
- Lesões neurológicas centrais;
- Todo tipo de câncer.
Ventosaterapia
Uma técnica milenar que utiliza a sucção para formar um vácuo na pele e estimular a circulação sanguínea, liberando as toxinas existentes no sangue e melhorar a oxigenação no tecido.
A ventosaterapia é um tipo de tratamento natural no qual são usadas ventosas para melhorar a circulação sanguínea em um local do corpo. Para isso, as ventosas criam um efeito de vácuo, que suga a pele, detectam em um aumento do diâmetro dos vasos sanguíneos no local exato.
- Aumento circulação sanguínea local;
- Favorece a nutrição sanguínea no músculo;
- Aumenta a produção de líquido sinovial nas articulações;
- Fortalece os vasos sanguíneos;
- Elimina os pontos gatilhos;
- Alivia como tensões e dores musculares;
- Promove o relaxamento do corpo;
Esse procedimento não deve ser aplicado em pessoas que apresentam:
- Trombose, tromboflebite ou distúrbios hemorrágicos;
- Varizes;
- Feridas;
- Febre;
- Doenças cardíacas severas.
Liberação Miofascial- Manual e instrumental
É uma técnica de terapia manual específica que, através de um deslizamento profundo e pressão em alguns pontos específicos do corpo, ajuda a relaxar e ao longo dos músculos, para que haja maior liberdade entre o músculo e a fáscia. Existem alguns fatores que causam lesões musculares, sendo alguns deles: Uso incorreto da musculatura, Maus hábitos de postura, Treinos intensos, Movimento evoluído de forma errada, Estresse, Problemas emocionais.
Existem diversos tipos de Liberação, todas para proporcionar um efeito vasodilatador, aumentar o aporte sanguíneo local e consequentemente aliviar a dor e a tensão muscular.
Liberação miofascial manual: Deslizamento realizado com as mãos ou cotovelo, variando direção, pressão e velocidade de aplicação.
Envolve o uso de técnicas como fricção, deslizamento, compressão, alongamentos.
Liberação miofascial instrumental: Nessa técnica transportadora equipamentos específicos que promovem uma melhor abordagem do tecido a ser manipulado, como rolo ou até mesmo bola de tênis.
Quando combinado com movimentos locais, é possível aprofundar o alcance em áreas mais tensionadas e promover a restauração das funções musculares e o reestabelecimento da mobilidade articular.
- Aumento da circulação sanguínea na região a ser tratada;
- Aumenta a mobilidade articular;
- Favorece execução dos movimentos;
- Libera e ativa os músculos;
- Aumenta a Consciência corporal;
- Relaxa a musculatura;
- Aumenta a troca de nutrientes entre as células;
- Remover como toxinas circulantes e acelera a recuperação tecidal;
- Ajuda na liberação do ácido lático;
- Ajuda a diminuir as tensões musculares;
- Diminuição das fibroses;
- Previne
- Proporciona bem-estar;
- Alívio da dor.
- Pacientes que induzem uso de anticoagulantes;
- Pacientes com reumatismos;
- Doenças autoimunes;
- Feridas abertas;
- Infecções;
- Hematomas;
- Deficiência circulatória aguda;
- Hipersensibilidade da pele;
- Diabetes descontrolada;
- Osteoporose;
- Fraturas em fase inicial.
Massagem relaxante - Terapêutica
A massagem relaxante é uma técnica manual, indicada para quem busca diminuir a tensão muscular, o estresse diário, melhorar a qualidade de sono, ansiedade, aliviar as dores do corpo e relaxar a mente trazendo como resultado final aquela sensação de bem-estar
Com origem chinesa, as pedras quentes eram utilizadas para manter o estado de quilíbrio espiritual e físico entre os seus praticantes, na qual foi notado que o relaxamento com essa técnica conectava a pessoa no estado alfa, estado que o relaxamento está muito profundo entre corpo e mente.
Tem como benefício ativar a circulação sanguínea, eliminando as toxinas acumuladas, relaxando assim a musculatura tensionada.
Massagem Desportiva
Mesmo que você não seja um atleta profissional, mas de repente se considera um atleta amador ou simplesmente alguém que gosta de praticar exercícios físicos, incluir a massagem desportiva em sua rotina, é bastante interessante, pois ela pode melhorar seu treino, desempenho e ainda te auxiliar na recuperação muscular.
Vale ressaltar que as massagens são excelentes não somente pós treino, mas também de forma rotineira, ajudando a prevenir lesões, ativando a circulação sanguínea, eliminando as toxinas acumuladas e relaxando a musculatura tensionada.
A Bambuterapia teve sua raiz na França com fisioterapia Gill Amasallem, ele observou que conseguia em seus pacientes uma tonificação e uma soltura muscular com mais precisão usando esse tipo de técnica, trazendo para modernidade o bambu. Hoje é utilizado para ajustar e potencializar a aparência da pele de flacidez de diversos casos clínicos.
- Relaxamento muscular
- Aumento da circulação sistêmica e local
- Melhora do retorno venoso
- Alívio do estresse
- Redução de tensões físicas e psicológia
Dry Needling
Dry needling ou agulhamento a seco, minimamnte invasivo no qual uma agulha fina é inserida diretamente nos pontos gatilhos, tem sido a solução para quem quer aliviar as dores musculares. A técnica também é indicada para pessoas que buscam recuperar movimentos. Apesar de ser feita com as mesmas agulhas de acupuntura, as técnicas são diferentes.
É uma técnica caracterizada pela inserção de uma agulha filamentar sólida, através da pele, para tratar várias disfunções, incluindo – mas não se limitando – a dor Miofascial, o recrutamento muscular, o controle da dor musculoesquelética em geral, regeneração e recuperação de tecidos lesados e até mesmo quadros álgicos articulares.
O Dry Needling é um excelente recurso no tratamento de diversos distúrbios musculares locais, como: torcicolos, trigger points, síndrome Miofascial, cefaleia tensional, cervicalgias, dorsalgias, lombalgias, ciatalgias e também dores articulares. Podendo ser aplicado em combinações com outras terapias ou mesmo como uma terapia isolada e sem uso de medicação.
O Dry Needling também consegue ser combinado com técnicas manipulativas, por exemplo a quiropraxia. Também é possível combinar o agulhamento com a eletroestimulação. Existem protocolos prontos para:
Ciatalgia do quadril, sacroileite, hérnia de disco, disfunções do manguito rotador, fascite plantar e neuroma de Morton.
Os protocolos de agulhamento associados com a reabilitação do joelho também são comuns. E são utilizados no LCM, LCL e nas lesões patelares.
Os “pontos gatilhos” são regiões doloridas do músculo devido à baixa irrigação sanguínea, o agulhamento irá agir estimulando o fluxo sanguíneo, melhorando a circulação e a oxigenação dos tecidos e assim causando o relaxamento muscular e alívio da dor.
Existem contraindicações absolutas ou seja aquelas que não podemos de maneira alguma realizar no paciente, como:
- Linfoedema;
- Paciente em estado de urgência;
- Paciente com fobia ou medo de agulha;
- Paciente em estado insciência;
- Paciente com confusão mental;
E existem as contraindicações relativas (casos a serem avaliados individualmente):
-
- Epilepsia;
- Alergia a metal;
- Gravidez;
- Crianças;
- Distúrbio vascular;
- Anticoagulante.
Kinesio Tape
Usado para auxiliar no tratamento de lesões ao exercer pressão e força sobre os músculos e articulações, promovendo apoio e estabilidade.
A bandagem elástica, ou Kinesio taping, é uma técnica que consiste na aplicação de uma bandagem elástica adesiva que atua diretamente na pele, sem propriedade medicamentosa, dando maior apoio e estabilidade aos músculos e articulações, servindo assim para diversas finalidades.
- Diminuição da dor devido a lesões;
- Não restringe a circulação nem o movimento;
- Reduz dor lombar e de outras regiões da coluna;
- Trata lesões em andamento;
- Reduz o inchaço.
Alguns casos em que as bandagens elásticas podem ser contraindicadas são:
- Tromboses;
- Edemas de causas não conhecidas;
- Pacientes com alterações no retorno venoso.
- Não colocar sobre lesões de pele;
- Não colocar sobre zona cancerosa ativa;
- Não usar em zona infecciosa;
Recovery
Após uma atividade física intensa ou soma de treinos intensos, nosso corpo necessita de uma recuperação mais acelerada para que possamos continuar estimulando ele sem risco de lesões e potencializando seu rendimento do atleta.
Para isso existem aparelhos que aumentam a circulação ofertando mais oxigênio e nutrientes, assim como ajudar a liberar e relaxar a musculatura.
Associamos alguns no tratamento especifico para o Recovery, proporcionando uma recuperação mais rápida deste atleta, dentre eles:
Compex Wireless – Eletroestimulação que vai ajudar no fortalecimento e relaxamento muscular.
Bota pneumática – Botas de compressão na qual ajudam a reduzir a dor, inchaço e fadiga, acelerando o processo de restabelecimento das condições físicas.
Therablaster – O Instrumentos Profissional de Percussão. É um massageador de percussão para aplicação a nível muscular. Esse equipamento possui duas funções: a primeira é a de massageador com percussão em várias frequências vibratórias; a segunda função é exclusiva desse equipamento: permite a realização de micro-tração na fáscia.
Ventosas – Indicado para eliminar a dor no local a ser aplicado, causada por tensão muscular ou contraturas, inchaço nos braços, pernas ou pés, dores na coluna e nas articulações.