Como a Fisioterapia pode ajudar nos pacientes pós COVID-19?!

O COVID-19, causado pelo SARS-CoV-2, pode envolver sequelas e outras complicações clínicas que duram de semanas a meses após a recuperação inicial, que passou a ser chamado Long-COVID ou Sindrome Pós-COVID.

Tem sido muito comum pacientes Pós COVID apresentarem sintomas como fadiga após os pequenos esforços, cansaço até mesmo em repouso e falta de ar em atividades simples do dia a dia, dor crônica e fraqueza muscular.

Mesmo após a alta hospitalar, e até mesmo os que seguiram em tratamento domiciliar, estes pacientes ainda apresentam essas dificuldades. 

A fisioterapia pós-COVID é muito importante!!

Objetivo da fisioterapia é devolver essa função global para o paciente, pois o fisioterapeuta fica responsável pela recuperação tanto do aspecto respiratório, quanto no aspecto geral, seja ele muscular, bem-estar, força e fadiga, reabilitar o paciente para voltar as suas práticas diárias, e muito mais.

O fisioterapeuta deve fazer uma avaliação minuciosa, acerca do sistema cardiovascular, respiratório e muscular.
O tratamento sempre será individualizado, respeitando as condições de cada paciente.

O tempo de reabilitação dos pacientes vai depender da gravidade das sequelas, da idade e da presença de outras enfermidades.

Além do fisioterapeuta, é muito importante que haja o engajamento de uma equipe multidisciplinar para uma reabilitação completa do paciente.

Você sofre de alguns desses sintomas? Escreva nos comentários, para que possamos te ajudar.

Confira uma matéria atualizada sobre a doença. https://www.cnnbrasil.com.br/saude/2021/05/23/covid-19-como-a-fisioterapia-contribui-para-a-recuperacao-dos-pacientes

Rolar para cima